Olá pessoal,
Por hoje é só!
No artigo de hoje irei apresentar o utilitário nmon (Nigel’s Monitor), que é uma ferramenta interativa e muito útil para monitoramento e análise de desempenho em máquinas com SO Linux. Ele foi desenvolvido inicialmente por Nigel Griffiths da IBM e pode ser utilizado, em geral, tanto por SysAdmins quanto DBAs, para obter uma visão detalhada do uso de recursos do sistema em tempo real.
O nmon é um utilitário de linha de comando que fornece uma interface para exibir informações sobre a utilização de recursos do sistema, tais como: CPU, memória, rede, discos, sistemas de arquivos, recursos do kernel etc. Ele é especialmente útil para realizar benchmarks e diagnosticar problemas de performance em máquinas servidoras, sendo considerado como uma ótima alternativa em vez do uso de diversos utilitários tradicionais, tais como: top, iostat e vmstat.
A instalação dele é simples e pode ser executada através do gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux. Aqui está um comando de exemplo para instalar via YUM em Linux Red Hat/Oracle Enterprise Linux:
# yum install nmon
Para iniciá-lo basta digitar nmon no terminal. Sua interface é bastante intuitiva e interativa, permitindo que você selecione os módulos de monitoramento desejados pressionando as teclas correspondentes (ver Imagem 01)
Imagem 01 - Tela inicial do NMON |
Para monitorar, por exemplo, o uso de disco, memória, kernel e "load average", pressione sequencialmente as teclas: d, m e k (ver Imagem 02):
Imagem 02 - Monitorando discos, memória e kernel/load average |
Por hoje é só!
Espero que tenha gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário