Olá pessoal,
É com grande prazer que comunico neste post, que às 21h do dia 1/9/2016 irei apresentar um webinário gratuito com o seguinte tema: Boas práticas para instalação/configuração de Bancos de Dados Oracle.
Meu objetivo nesta apresentação é comentar sobre itens importantes que você considerar antes de instalar um Banco de Dados, ou que você deve configurar para ter um Banco de Dados mais seguro e performático, e até mesmo reduzir custos em sua empresa.
Serão abordados neste webinário os seguintes tópicos (considerando o que é melhor para Oracle Database):
- Virtualização X Bare Metal;
- Melhor sistema operacional;
- Melhor sistema de I/O;
- Melhor tamanho de blocos de dados;
- Melhor configuração de gerenciamento de memória.
Você poderá assistir esse webinário aqui nesta página (ver quadro abaixo) ou em meu canal do youtube. Não perca essa apresentação! Assista e participe fazendo seus questionamentos ao final dela.
- Melhor sistema operacional;
- Melhor sistema de I/O;
- Melhor tamanho de blocos de dados;
- Melhor configuração de gerenciamento de memória.
Fábio, boa tarde.
ResponderExcluirParabéns por estar sempre gerando conteúdo relevante sobre Oracle.
Participarei, com toda certeza, desse Webinário.
Até lá!
Legal Douglas, obrigado, não perca!
Excluir[]s
Fábio,
ResponderExcluirCertamente estarei atento. Abçs
Legal Jorge, não perca!
Excluir[]s
Opa anotado na agenda...
ResponderExcluirAbraço,
Bruno.
Legal Bruno, não perca!
Excluir[]s
Pessoal, o conteúdo deste webinário será "show de bola". Mais de 40 slides com assuntos de interesse geral (desde o estudante até o profissional Sênior)
ResponderExcluirFabio, esse webinario ficará no seu canal do youtube para podermos assistir em um outro momento?
ResponderExcluirSim, a vantagem de assistir em tempo real é que você poderá interagir deixando questões aqui nesta página e eu responderei todas elas, durante a apresentação, ok?
Excluir[]s
Sim o vídeo está passando !!! Estou acompanhando por aqui..
ResponderExcluirBoa noite!!
ResponderExcluirBoa noite... assistindo!
ResponderExcluirVirtualizar também é bom na facilidade de escalabilidade...
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirImplementei o Oracle VM Server em um grande portal de internet internacional. A escolha se deu visando baratear o licenciamento, redução de custos. A performance de I/O é sem dúvida inferior ao bare metal, mas no projeto não foi um impeditivo.
ResponderExcluirLegal Vitor, obrigado por compartilhar a sua experiência!
ExcluirNo OEL7 e RHEL7, o GI 11g apresenta problema na instalação. Isso se deve ao sistema de gerenciamento de inicialização de serviços que mudou do init.d para systemctl. É necessário aplicar um patch 'on the fly', antes de rodar o root.sh para que a instalação ocorra com sucesso.
ResponderExcluirTive problemas também para instalar no caso o oracle 12c no OEL7. Ocorria um erro na interface de instalação.
ExcluirVitor, que patch seria esse?
ExcluirPatch 19404309: BLR BACKPORT OF BUG 18658211 ON TOP OF 11.2.0.4.0 (BLR #3975140)
ExcluirDownload Patch 18370031 from My Oracle Support. Then, start an interactive Oracle Grid Infrastructure installation through the Oracle Universal Installer (OUI), but do not execute root.sh on any node until afterthe application of Patch 18370031. When the OUI prompts the user to execute the root.sh scripts*, Patch 18370031 should be applied by following the instructions in Section 2.3, Case 5 - Patching a Software Only GI Home Installation or Before the GI Home Is Configured - of the patch README. Note: The README should be reviewed in full, as it contains other requirements (e.g. upgrading OPatch, etc.).
* If executing a software-only installation, the patch should be applied after the installation concludes, but before any configuration is attempted.
Once Patch 18370031 has been applied, proceed with the remainder of the installation (or configuration).
Installation walk-through - Oracle Grid/RAC 11.2.0.4 on Oracle Linux 7 (Doc ID 1951613.1)
Além disso, existe um patch para se aplicar ANTES DA INSTALAÇÃO! hahahahahaha
ExcluirAfter downloading the Oracle Grid Infrastructure software, and before attempting any installation, download Patch 19404309 from My Oracle Support, and apply the patch using the instructions in the patch README.
Vitor, e depois de aplicar patches, está tudo normal? Oracle 12c funcionando bem bem no RHEL7?
Excluirhaha, falando em portilho se vc gostou tem que pagar, quem estava la sabe oque estou falando rs
ResponderExcluirEssa palestra dele eu não assisti, mas sei como é... concordo! rsrsrs
Excluirem ambientes virtualizados qual a melhor forma de garantir o melhor I/O visto que na caixa , poder ter diversos sistemas/aplicações causando muito I/O, já tive problemas com I/O no SQL porem a causa nao erra no banco e sim o exchange que estava ma mesma caixa causando muito I/O
ResponderExcluirRonaldo, o ideal é que haja uma separação física das luns, em arrays e grupos diferentes. Assim o I/O em do exchange no array X não concorre com o rdbms no array Y.
ExcluirTambém respondei essa questão no vídeo. Quem quiser ver a resposta, assista!
Excluir[]s
Em storages modernos, como o HP 3PAR, a fabricante recomenda a utilização de raid-5 em detrimento ao raid-10, pela tecnologia de pool e realocação dinâmica de hot blocks.
ResponderExcluirLegal Vitor, vou pesquisar sobre isso.
ExcluirA ideia básica é que esses recursos que você comentou melhoram a performance geral e acabam possibilitando o uso de RAID 5 sem percebermos queda de desempenho, em relação ao RAID 10?
Em ambientes unix like, é interessante trabalhar no tuning de i/o a nível de s.o., como por exemplo, habilitar o direct e o async i/o, além de mexer no scheduler de i/o, alterando para deadline, que é o scheduler recomendado pela Oracle.
ResponderExcluirÉ isso que fazemos atualmente na empresa em que trabalho!
Excluireu imagino que o raid5 tem que escrever em mais discos comparado ao raid10.
ResponderExcluirNa empresa onde trabalho usamos RAC com NFS que tem aprox 10k operacoes /s, e estamos começando a fazer testes com ASM em iSCSI..
ResponderExcluir(Obs: O comentario como unknow fui eu)
Fábio, com relação ao Database Smart Flash Cache existe um Bug quando habilitado no 12C. Tive bastante problemas quando habilitei..Apenas uma dica :)
ResponderExcluirPatch 21422580
ResponderExcluirBoa Bruno. Seria esse?
ExcluirDBW USING 100% CPU WITH ENQ: RO - FAST OBJECT REUSE DURING TRUNCATE OR DROP TABL(Patch 21422580)
Pode dizer qual era o comportamento? É esse descrito? Consumo de CPU em 100%, e a causa era o smart flash?
Sim Vitor é esse mesmo !
ExcluirQuando habilitei o Flash Cache comecei a ter muitos locks e eventos de Wait (CPU WITH ENQ: RO - FAST OBJECT REUSE) que só se resolviam reiniciando o nó afetado do Cluster. Esperei por alguns meses até que a Oracle liberasse o Patch e apesar de ter aplicado o Patch ainda não ativei novamente o recurso para ver se o problema foi realmente resolvido.
Abraço.
FAVORITADO!
ExcluirGrande dica Bruno! Grande abraço!
Bruno, obrigado pela dica!
ExcluirSenhores, o Darlei falou em NFS que é montagem via rede, e não NTFS que é sistema de arquivos... rsrsrs
ResponderExcluirExato!!
ExcluirFala Darlei! Gerencio um ambiente clusterizado, que utiliza dummy files como discos do ASM em NFS. Esse ambiente tem grandes problemas de i/o, por causa da limitação de escrita/leitura fornecido pelo NFS. Não recomendo essa estrutura nem pra inimigos... rsrsrsrs
ExcluirFazer um jabá aí pro Prado. Fiz o curso de tuning sql, formato vídeo aula, e deixer de ser um dba sysadmin... rsrsrs
ResponderExcluirEu fiz esse tb :) Muito bom !
ExcluirEu faço esse telepresencial aí, mas se rolar um desconto por ter comprado o primeiro e também pelo jabá que eu fiz... hahahaha
ResponderExcluirQual jabá??? Como assim?
ExcluirTava ótimo! Abraço pessoal!
ResponderExcluirShow!
ResponderExcluirEnvia a agenda por favor
ResponderExcluirAgenda?
Excluir