Demorei um pouco para escrever sobre este assunto, mas eu não poderia deixar de escrever! Dia 11/08/2012 estive presente em um dos maiores eventos de tecnologia Oracle do Brasil, o GUOB TECH DAY 2012, organizado pelo Grupo de Usuários de Tecnologia Oracle do Brasil (GUOB) e que foi realizado no Blue Tree Hotel Morumbi.
O GUOB TECH DAY teve sua 1º edição em 2010, evento em que eu também estive presente. Neste ano (2012), tivemos a 3º edição do evento, que foi um sucesso! Estavam presentes palestrantes renomados no mundo Oracle, tais como Tom Kyte, Graham Wood, Andrew Holdsworth, Dimitri Gielies, Craig Shallahamer, Bruno Souza, Dana Singleterry e Francisco Munoz Alvarez. O evento teve como características principais:
- 14 Palestrantes;- 4 salas simultâneas;
- 26 palestras (37% mais conteúdo que 2011);
- 356 Participantes inscritos;
- 14 Estados Brasileiros representados;
- 7 Patrocinadores.
Seguem abaixo algumas fotos deste evento:
Fernando Franquini (Capin, Blog CertificacaoBD) e eu |
Eu e o mestre Tom Kyte |
Eu, Willians (GPO), Thomas Glufke, Victor Armbrust, Rodrigo Almeida e Roberto Macabelly |
Eu cheguei no evento por volta das 7:50h, o cadastramento foi rápido e estava tudo muito bem organizado! Encontrei por lá diversos nomes conhecidos da comunidade Oracle, tais como Rodrigo Almeida, David Siqueira, o pessoal do GPO, Thomas Glufke e o pessoal do blog CertificaçãoBD. Por motivos particulares eu não pude ficar até o final do evento, mas estive presente em 3 palestras: The Best Way (Tom Kyte), Performance Tuning Data Warehouse (Real Performance World) e The Average Deception (Craig A. Shallahamer), entre as quais achei fantástica a Performance Tuning Data Warehouse, que foi apresentada simultâneamente por 3 palestrantes: Tom Kyte, Graham Wood e Andrew Holdsworth. Nessa palestra eles mostraram em tempo real como otimizar cargas de dados e leituras em sistemas OLAP e deram muitas dicas, entre as quais irei repassar 5 delas abaixo:
1- Sistemas OLAP geralmente consomem muita CPU, avalie a quantidade de CPUs que você tem em seu servidor. Muitas vezes o gargalo é a CPU e não memória ou I/O;
2- Um bom sistema tem a média de 5ms por I/O;
3- Compressão pode reduzir I/O e economizar memória, mas consome mais CPU;
4- Flash Cache é bom, mas não tanto o quanto você pensa;
5- SQL Loader era uma ótima tecnologia para efetuar carga de dados. Hoje prefira a criação de tabelas externas + paralelismo + hint APPEND. O ganho de performance aplicando parelismo com a carga de dados a partir de tabelas externas é surpreendente!
Durante o evento, ocorreram pausas para 2 coffee-breaks. Como tive que sair mais cedo, só participei do 1º, que por sinal, estava muito bom! As palestras internacionais tiveram tradução simultânea através de rádios individuais com 4 canais, onde cada canal sintonizava a tradução de uma palestra. O evento disponibilizou internet wi-fi para os participantes e as salas eram grandes e climatizadas. Sinceramente, o evento foi show de bola!
Parabenizo o presidente do GUOB Eduardo Hahn pelo sucesso do evento e pela divulgação do meu trabalho, ao final do evento, onde foram sorteados 2 vouchers para vídeoaulas FABIOPRADO.NET: 1 vídeoaula PL/SQL Essentials e outra de SQL Tuning. Seguem abaixo as fotos dos ganhadores:
Craig A. S. entregando voucher p/ 1 dos ganhadores |
Eduardo H., ganhador de 1 voucher e Rodrigo Almeida |
Bom pessoal, por hoje é só! Se tiverem oportunidade, não percam o GUOB TECH DAY do próximo ano. Eu recomendo!
[]s
Nenhum comentário:
Postar um comentário